top of page
Buscar

Tudo sobre Carpa Butterfly e Carpa véu

Atualizado: 11 de set. de 2022

Primeiro vamos determinar que a carpa naturalmente nem sempre teve cores vibrantes, as carpas originais e nativas são de cores marrons, por mutação genética espontânea surgiram as nishikigois / koi no Japão por volta de 1804 em niigata no Japão.

Quer comrpar carpa ButterFly direto do Criador ? Clique aqui para conhecer um criador de carpa véu >>

A Carpa ButterFly ou Carpa Véu sempre foi notada em julho de 1977 pelo príncipe herdeiro Akihito, o príncipe viajou para a indonésia e lá conheceu uma Carpa de barbatana e cauda longa, ao retornar sugeriu que os japoneses cruzassem a carpa de barbatana longa com as nishikigoi japonesas para tentarem aprimorar aquela espécie.

A produção começou por volta de 1980 e os primeiros filhotes só foram dar resultados em 1982, essa espécie ainda está presente no lago imperial, no Japão elas foram conhecidas como onagagoi que significa em português, carpa de cauda longa.



Randy LeFever, filho de Wyatt LeFever, um notável criador de koi, é creditado por sugerir que eles pareciam borboletas, uma característica pela qual a raça é nomeada. Eles também são por vezes referidos como Dragon Koi . Existem uma lenda japonesa que fala a respeita da carpa Véu, a lenda diz que a carpa que conseguir subir o rio, vencer a correnteza, superar as corredeiras e chegarão ao topo da cachoeira rumo a nascente do rio, essa carpa se tornará o Deus Dragão ! Como o povo japonês é muito tradicional, a carpa ButterFly ou Carpa Véu não é popular para os japoneses, eles preferem a nishikigoi tradicional, inclusive a carpa véu não participa dos campeonatos japoneses.


No Brasil ainda existem resistência quanto a compra de koi borboleta já que o mercado não tem grande aceitação sendo divido por aqueles que são apaixonados por ela, porem a maioria que é amante de nishikigoi tradicional não tem tanta apreciação por elas.

Conheça nosso canal no youtube e saiba mais sobre a nossa criação de carpas



193 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page