Nesse artigo exclusivo vamos falar da taxa de desova, fecundação e qual a melhor idade para uma carpa desovar novos reprodutores, quantas vezes por ano uma carpa desova dentre outras informações importantes.
A desova varia de acordo com o clima, em regiões mais quentes as carpas começam a desovar por volta de agosto e vai até fevereiro, em regiões mais frias é necessário esperar a água atingir temperaturas acima de 20°C, as carpas podem desovar de 2 a 4 vezes nesse período, porem sempre respeitando a produção total do animal em óvulos.
Os ovos produzidos pelas carpas possuem tamanhos que variam de acordo com a idade da fêmea que os desovou. Isso significa que, quanto maiores os óvulos, mais velhas são as carpas. Geralmente medem de 1,3 a 1,7mm de diâmetro e são mais pesados que a água. Por conta disso, acabam apresentando uma substância que “gruda” em plantas e objetos, para que não se depositem no fundo e morram sem oxigênio e, também, para que não sejam comidos pelas próprias carpas ou por outros predadores.
Uma carpa fêmea de 1kg consegue produzir 100 mil ovos por ciclo, essa desova será feita de 2 a 4 vezes nesse mesmo período.
A idade ideal para uma Fêmea produzir novos reprodutores é entre 3 e 6 anos de idade, quanto mais velhas as carpas matrizes melhor a qualidade dos filhotes em padrão e tamanho , machos com 1 ano de idade ja estão com maturidade para reprodução, porem nessa idade não produzem bons filhotes, o ideal é utilizar machos com 2 a 5 anos.
Utilizar peixes com idade inferior produz da mesma forma porem os filhotes não vão ser bons reprodutores, alem da qualidade e taxa de bons filhotes ser inferior. Sempre será necessário dois machos com o mesmo peso da fêmea para conseguir fecundar todos os ovos, nesse caso a fecundação gira em torno de 95% a 98% Com bons reprodutores a taxa de natalidade de peixes de alta qualidade é de 1%
Comments